Para quem está pensando casar de vez, a oportunidade é agora. O Governo do Rio, através do Programa Estadual Rio Sem Homofobia, irá promover novamente uma cerimônia coletiva para oficializar o relacionamento de LGBTs em uniões estáveis.
Em sua terceira edição, o evento reunirá 100 casais, número duas vezes maior do que o registrado na última cerimônia, realizada em julho.
"É mais uma oportunidade para que casais homoafetivos possam reafirmar seus direitos, estabelecendo suas uniões estáveis. Com essa cerimônia, damos continuidade aos avanços conquistados na área dos direitos civis da comunidade LGBT", afirmou o superintendente e coordenador do Programa Estadual Rio Sem Homofobia, Cláudio Nascimento.
As inscrições para quem deseja oficializar a união vão até o dia 12 de novembro. O casamento coletivo será realizado no dia 9 de dezembro e vai contar também com servidores públicos homossexuais do Tribunal de Justiça do Rio. A iniciativa partiu do próprio TJ, que decidiu incentivar seus funcionários a participarem da cerimônia. Os interessados devem seguir as exigências abaixo:
Para cada um dos cônjuges: Certidão de Nascimento (em caso de ser solteiro); ou casamento (se for divorciado e, nesse caso, com a averbação do divórcio), ou certidão de óbito do cônjuge (se for viúvo), mais carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, comprovante de renda, bens de cada um ou do casal;
Para as testemunhas: (duas por casal) - identidade, CPF e comprovante de residência e maiores de 18 anos.