segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

* ARCO-ÍRIS: ESCOLA DE SAMBA GAY PAULISTA TEM MAIOR PÚBLICO DE HETEROSSEXUAIS


A maior parte do público da escola de samba gay Arco-Íris, que elegeu neste ano a rainha do Carnaval paulista, é heterossexual, segundo o presidente do grupo, Eduardo Corrêa. O fundador da primeira agremiação homossexual de São Paulo estima que 60% do público que frequenta os eventos da escola é heterossexual.

Todos podem participar e se envolver com os compromissos da escola, não fazemos restrições.
O primeiro Carnaval de rua promovido pela Arco-Íris aconteceu em 2009, e atraiu, segundo sua diretoria, cerca de 15 mil pessoas para o desfile, no centro de São Paulo. No ano passado, o público cresceu: 20 mil foliões compareceram.
O grupo procura um novo espaço para seus ensaios. Segundo Corrêa, o antigo galpão, que funcionava na Lapa (zona oeste), foi emprestado pela Prefeitura de São Paulo até o primeiro semestre do ano passado, quando começaram as obras para a construção de um Poupatempo.
- Já estamos negociando outro local, no largo do Arouche [centro]. Mas, desta vez, o aluguel sairá do nosso bolso.

Preconceito

A Arco-Íris foi fundada em 25 de janeiro de 2008, data do aniversário da cidade. O objetivo, segundo Corrêa, é promover a identidade brasileira sem distinção de classe social, orientação sexual e idade. Ele conta que resolveu fundar a escola porque percebia certo preconceito relação a homossexuais nas escolas de samba tradicionais.
- Eu sempre estive envolvido na produção do Carnaval em várias escolas de samba e percebia que os gays eram bem-vindos na maquiagem, na confecção de roupas, mas não eram na bateria, por exemplo. Comecei a questionar como um evento que é realizado em sua maioria por negros e moradores da periferia, que também sofrem preconceito, poderia ser preconceituoso com a comunidade LGBT [Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis].
Corrêa diz que a Arco-Íris não sofreu preconceitos.
- Todas as escolas, menos a Gaviões da Fiel, foram nos prestigiar. A Mocidade Alegre é nossa madrinha.
Léo Áquilla é a rainha da bateria da escola neste ano. Celebridades como Celso Kamura e o designer de sapatos Fernando Pires são apoiadores permanentes. Neste ano, o desfile da Arco-Íris deve acontecer uma semana antes dos desfiles oficiais no sambódromo do Anhembi (zona norte). A data e o local ainda não foram confirmados.
Corrêa sonha em ver o grupo desfilando no Anhembi.
- Todas as grandes escolas começaram com Carnaval de rua. Com a gente não vai ser diferente!




4 comentários:

Unknown disse...

Precisamos uma aqui no Rio de Janeiro também

Unknown disse...

POR INCRIVEL QUE PAREÇA AQUI JÁ TEVE UMA ESCOLA ASSIM MAS NADA ACONTECEU PONTO PARA SÃO PAULO

Unknown disse...

cLARO QUE A MAIORIA É HETERO OS PROPRIOS GAYS SÃO OS QUE SÃO PRECONCEITUOSOS EM RELAÇAÕ AO QUE SE DIZ SER DE GAY

Grão Mestre Gringo - Federação Cobras disse...

O LIVRO : COBRAS MEIO AMBIENTE - AUTOR MESTRE GRINGO ABRIL O TOPICO : GLBTS NA SOCIEDADE, CONTO COM VOCES DANDO SEUS DEPOIMENTOS SOBRE ; O QUE VOCES ACHAM DA SOCIEDADE , HETEROS , POLITICAS , CULTURA ,AMOR E RELACIONAMENTOS; FIQUEM AVONTADE NO BLOG < GLBTSCOBRAS.BLOGSPOT.COM > E GARANTA O SEU EXEMPLAR ...E INDIQUE O BLOG PARA SER CITADO NO LIVRO,,,SEJAM BEM VINDOS...Mestre Gringo...Presidente da Federação Cobras

Postar um comentário