quinta-feira, 1 de setembro de 2011

* DUQUE DE CAXIAS (Rj.) GANHA CENTRO DE REFERÊNCIA DE COMBATE Á HOMOFÓBIA


A comunidade de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais do município de Duque de Caxias conta agora com um Centro de Referência de Combate à Homofobia e Promoção da Cidadania LGBT (CR LGBT). A unidade, inaugurada na noite desta terça-feira (16/08), funcionará de segunda à sexta, das 9h às 18h, na parte superior do Restaurante Cidadão, localizado na rua Frei Fidélis, s/n – Centro.
Os Centros de Referência de Cidadania LGBT são equipamentos estaduais e integram o Programa Estadual Rio sem Homofobia. As unidades contam com profissionais de diferentes especialidades, que prestam atendimento gratuito à comunidade LGBT, como advogados, psicólogos e assistentes sociais. Os serviços vão de acolhimento, encaminhamento e esclarecimento de dúvidas até o monitoramento de políticas e demandas dessa comunidade.
Para a coordenadora do Centro de Referência, Sharlene Rosa, a unidade de  Duque Caxias é uma conquista para a comunidade LGBT na Baixada Fluminense: “Este Centro é muito importante para nós, porque a Baixada é uma das regiões que mais sofrem com a homofobia”, disse ela.
De acordo com relatório do programa Rio sem Homofobia, a Baixada Fluminense só perde para a capital no número de casos registrados de violência contra homossexuais.
Duque de Caxias foi o terceiro município fluminense e o primeiro da Baixada a ganhar um Centro de Referência da Cidadania LGBT. O CR LGBT – Baixada I tem como patrono in memoriam Joazinho da Goméia, o primeiro pai de santo assumidamente gay da Baixada Fluminense.
Estiveram presentes na inauguração o superintendente de Direitos Individuais Coletivos e Difusos da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Cláudio Nascimento, e o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves, além de diversas autoridades locais. O apresentador David Brasil, a modelo Viviane Araújo (foto) prestigiaram o evento.






Nenhum comentário:

Postar um comentário