quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

* VESTIBULAR INCLUE QUESTÕES SOBRE ESCRITOR GAY CAIO FERNANDO ABREU

A 2ª fase do vestibular da Universidade Estadual de Londrina (UEL) apresentou em sua prova de Língua Portuguesa e Literaturas quatro questões baseadas no conto "Terça-feira gorda", do escritor gaúcho Caio Fernando Abreu.
Em uma das questões, os candidatos tinham que relacionar duas fotos a um trecho do conto, que integra o livro "Morangos Mofados", lançado em 1982.
As fotos ilustram um casal hétero e um casal Gay se beijando em momentos históricos diferentes - a primeira foto, de Alfred Eisenstaedt, foi publicada pela revista "Time", em 1945; a outra ilustra dois homens se beijando no que parece ser uma Parada do Orgulho Gay.
Outra questão pedia aos candidatos que escolhessem entre cinco alternativas a que melhor definia a obra de Caio Fernando Abreu. A prova também exigia que os candidatos interpretassem recursos de linguagem utilizados pelo autor em seu conto.
"Morangos Mofados" é um dos livros mais representativos da obra de Caio Fernando Abreu. Nele, o escritor aborda temas recorrentes em sua trajetória literária, como o estranhamento, a solidão, a dor e o sentimento de marginalização.
Em "Terça-feira gorda", Caio Fernando Abreu destaca a voz de um personagem masculino que vivencia uma experiência erótica com outro homem.

6 comentários:

Anônimo disse...

Já é hora das Universidades estarem abrindo seus horizontes, póis há vários escritores gays, que escrevem para o publico gay que tem best sellers.
Nada mais que justo de estar inseridos nos vestibulares

Renata Simoes (Rio de Janeiro)

Anônimo disse...

BATE PALMAS AÍ GENTE PARA ESSA UNIVERSIDADE JÚNIOR CAZETTA !!!!


BUNNO GRAMACHO
(RIO GRANDE DO SUL)

Unknown disse...

MENTE ABERTA POW !!!

Anônimo disse...

É A COMUNDADE GAY MOSTRANDO QUE TB É CULTURA, E QUE OS GAYS PODEM SER MAIS INTELIGENTES E CULTOS QUE OS HETEROS.


Suzy Campos

Unknown disse...

Cultura gay para os que nada sabem !!!

Unknown disse...

Creio que as politicas lgbts tende a crescer e se expandir para todas as areas, e o vestibular é um meio para que todos possam realmente conhecer melhor a cultura gay.

Postar um comentário