quinta-feira, 7 de abril de 2011

* ANIVERSÁRIO DE CAZUZA: CANTOR E COMPOSITOR, COMPLETARIA 53 ANOS NO DIA 04/04/2011

Há 53 anos nascia no Rio de Janeiro um dos mais importantes ícones da MPB e do rock brasileiro: Agenor Miranda de Araújo Neto, o Cazuza, morto aos 32 anos em 7 de julho de 1990, vítima do HIV.

Sobre Cazuza, praticamente tudo já se falou, ouviu, viu, leu e assistiu. Mas um artista como ele sempre merece novas homenagens. Portanto, nesta data em que o ariano completaria 53 anos, vale resgatar alguns momentos que provam todo o talento, espontaneidade, irreverência e carisma do inesquecível Cazuza.



1. Maior Abandonado - No Rock in Rio I, em janeiro de 1985, Barão Vermelho & Cazuza abrem o show com o hit gravado em 1984. Cazuza já chega chegando, berrando e transformando a canção new wave em um petardo roqueiro.

2. Narciso - Na mesma noite, Cazuza brilha interpretando essa música pouco conhecida do repertório do Barão. Vale se divertir vendo a gafe de Cazuza logo no início: ele esquece de entrar com a voz na primeira parte, e o guitarrista Frejat chama Cazuza para avisar o cantor. Provavelmente lesado, Cazuza percebe e enfim começa a cantar.

3. Por Quê Que a Gente é Assim? - Já na fase solo, Cazuza cantou no programa global "Mixto Quente", em 1986. O cantor interpretou canções solo, e outras dos tempos de Barão, como este hino à boemia.

4. Entrevista TV Manchete - Em 1986, Cazuza é entrevistado em seu apartamento, pela extinta emissora. Logo de cara, solta seu deboche. Ao ser perguntado pela repórter: "Cazuza, são cinco horas da tarde, você acordou agora?", ele responde: "Não, acordei às quatro!"

5. Cazuza entrevista Roger Moreira - O cantor começa sendo entrevistado, logo após um show com o Barão Vermelho, no Parque Lage, em 1984. Depois, Cazuza vira o entrevistador e passa a entrevistar o vocalista do Ultraje a Rigor. Detalhe: Cazuza está visivelmente bêbado, e mais irreverente do que nunca, sem perder a inteligência ácida.
6. Amor, Amor / Cazuza & Débora Bloch - Cena extraída do filme "Bete Balanço" (1984), onde Cazuza interpreta o cantor Tininho. Cazuza e Débora Bloch interpretam "Amor, Amor", do repertório do Barão Vermelho, sob o olhar de Lauro Corona (1957-1989). Um trecho emocionante em milhares de sentidos, por motivos óbvios.

7. Jornal Hoje - Leda Nagle entrevista Cazuza em 1988, na edição de sábado do clássico "Jornal Hoje".

8. Cazuza no "Jô Soares Onze e Meia" - O cantor foi ao programa, no SBT, em 1988. Nesta fase, Cazuza já andava bastante abatido pela luta contra o HIV.

9. Cazuza 50 Anos - Especial do canal Globo News, em 2008, nos 50 anos de nascimento do cantor.

10. Luz Negra - Apesar de gravado em 1986, esse clipe de Cazuza - que faz parte do programa "Chico & Caetano", da Globo - pode ser considerado profético, com o cantor se antecipando em 4 anos. Lindo e devastador.

Cazuza:
Um ícone gay...





Nenhum comentário:

Postar um comentário