sexta-feira, 1 de abril de 2011

* FRENTE PARLAMENTAR MISTA PELA CIDADANIA LGBT: ENTRA PARA HISTÓRIA NO CONGRESSO NACIONAL

À tarde de terça feira (29) foi marcada com presença de líderes e autoridades que apoiaram o lançamento da Frente Parlamentar Mista pela Cidadania LGBT, no salão nobre da Câmara dos Deputados. O evento foi dirigido pelo deputado federal do Rio de Janeiro, Jean Willys (PSol-RJ) e pela senadora Marta Suplicy (PT-SP), e marcou o inicio de uma trajetória de eventos e debates promovidos em busca dos direitos LGBT na politica.
Antes de darem início ao evento no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, uma manifestação passiva em frente ao Congresso Nacional estava prevista para ocorrer às 13h. Com cerca de 20 pessoas no local, Sério Nascimento que organizou a manifestação, disse que o objetivo desse ato era “chamar a atenção dos parlamentares que não aderiram a Frente Parlamentar Mista pela Cidadania LGBT.”
Sérgio também falou sobre as suas expectativas para o evento que ocorreu ontem (29), acompanhe a entrevista completa.
O evento que marcou o lançamento da Frente Parlamentar teve o início do discurso do deputado Jean Willys. Ele frisou a importância que o Congresso Nacional agora poderá debater assuntos de interesse ao público LGBT à partir do lançamento de uma Frente Parlamentar Mista pela Cidadania LGBT.
O deputado Jean afirmou que o objetivo principal desse lançamento “é representar os homossexuais como grupo político, queremos direitos iguais, nem mais e nem menos, apenas os mesmos direitos.” Afirmou ele.
Em seguida, a senadora do PT pelo estado de São Paulo, Marta Suplicy, começa o seu discurso para os convidados presentes no local. Ela lembra as dificuldades que obteve em construir essa Frente Parlamentar e a trajetória das dificuldades que o público LGBT tem passado para garantir seus direitos igualitários.
Os deputados e vereadores estrangeiros que marcaram presença no local, disse em seus discursos a importância do papel que o Brasil tem com as demais nações mundiais em busca dos direitos LGBT. A deputada federal da Argentina, Vilma Ibarra, disse que seu país (Argentina) teve que enfrentar muita luta no parlamentar até chegar finalmente o direito do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, ela acredita que o Brasil está próximo também de alcançar esse direito e pede força para o público brasileiro LGBT na luta para garantir esse direito constitucional.
O ministro do Superior Tribunal da Justiça (STJ), Benedito Gonçalves, apoiou o lançamento da Frente Parlamentar e afirmou, em seu discurso aos convidados, que a Justiça Federal está disposta a ajudar e cumprir os direitos de cidadão a todos LGBT. Ele lembrou sobre o julgamento que está em pauta no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a legalidade do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, previsto para daqui duas semanas.
Um dos discursos mais marcantes também no evento foi a da deputada Erika Kokay (PT-DF), frisando a importância do papel que a nossa Constituição Federal deve cumprir em direitos plenos a todos os cidadãos, inclusive ao público LGBT. Ela disse que os parlamentares tem direito de emitir sua opinião, mas não tem o direito de ‘rasgar’ a Constituição. “Queremos reafirmar que a nossa Constituição é laico, e queremos reafirmar que os nossos direitos tem que ser exercidos na sua plenitude”.
A deputada Érika Kokay também falou com exclusividade para a nossa reportagem, sobre as suas expectativas que agora poderão ter após o lançamento da Frente Parlamentar.
O presidente da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Travestis (ABGLBT), Toni Reis, fez o seu discurso em seguida, dando um recado para os religiosos, dizendo: “Nós não queremos destruir a família de ninguém, nós queremos construir a nossa. Vamos respeitar todas as religiões, mas também queremos que respeitem a nossa orientação sexual e a nossa identidade de direito.”
O presidente da Organização Não-Governamental Elos do Distrito Federal, Evaldo Amorim, falou também com exclusividade para a nossa reportagem a importância que ele acha sobre o lançamento da Frente Parlamentar Mista pela Cidadania LGBT na Câmara dos Deputados. Acompanhe a entrevista completa com repórter Rafael Rodrigues. O evento durou cerca de duas horas, com presença de mais de 150 convidados. O salão Nobre da Câmara dos Deputados ficou pequeno para tantas autoridades políticas e judiciais apoiando o lançamento da Frente Parlamentar Mista. Certamente esse é o início de uma séria de debates e eventos promovidos pra Frente Parlamentar, para discutir assuntos e problemas com relação ao público LGBT no Brasil, tanto no campo político, social e judicial.

Essa terça-feira (29) também foi marcada pelo falecimento do nosso ex-vice presidente da República José Alencar, por volta das 14h45min. Enquanto a senadora Marta Suplicy estava fazendo seu discurso, pediu para que todos que estavam presente no Salão fizessem 1 minuto de silêncio, em memória de José Alencar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário